sábado, 6 de janeiro de 2024

Questão - UFV/Cedaf 2020 - Escancarada, a ditadura

UFV/Cedaf 2020 - “Escancarada, a ditadura firmou-se. A tortura foi o seu instrumento extremo de coerção e o extermínio, o último recurso da repressão política que o Ato Institucional nº 5 libertou das amarras da ilegalidade. A ditadura envergonhada foi substituída por um regime a um só tempo anárquico nos quartéis e violento nas prisões. Foram os Anos de Chumbo.” 
(GASPARI, Elio. A ditadura escancarada. São Paulo: Companhia das Letras, 2002, p. 13.) 

O trecho da obra do jornalista Elio Gaspari remete ao período da história do Brasil que ficou conhecido como “Anos de Chumbo”, entre os anos de 1969 e 1974. Esses anos ficaram marcados por uma ação mais repressiva dos governos militares e também pela luta armada contra a ditadura no Brasil. 

Com base nessas informações, assinale a alternativa que NÃO apresenta um fato histórico relacionado a esse contexto: 
a) Durante o governo de Emílio Garrastazu Médici, o Serviço Nacional de Informação e o Departamento de Ordem Política e Social foram aperfeiçoados, intensificando-se a ação do regime contra grupos opositores do governo. 
b) A Guerrilha do Araguaia foi um dos movimentos de resistência armado ao regime militar; a maioria dos combatentes, composta por profissionais liberais e ex-estudantes universitários, foi executada em combate ou morta após a sua prisão. 
c) Os cantores e compositores Caetano Veloso e Gilberto Gil foram presos e obrigados a exilar-se na Inglaterra por três anos sob a acusação de terem participado de passeatas e desrespeitado o hino e a bandeira nacional. 
d) No Rio de Janeiro, o jornalista Carlos Lacerda foi vítima de uma tentativa de assassinato em frente a sua residência, na Rua Toneleros, e o major Rubens Vaz, da aeronáutica, que o acompanhava no momento, acabou morto.

RESPOSTA:
Letra D.

Nenhum comentário:

Postar um comentário