UFV/Cedaf 2024 - Ao analisar o processo histórico conhecido como Revolução Industrial, o historiador Eric Hobsbawm fez a seguinte afirmação: “Sob qualquer aspecto, este foi provavelmente o mais importante acontecimento da história do mundo, pelo menos desde a invenção da agricultura e das cidades. E foi iniciado pela Grã-Bretanha. É evidente que isso não foi acidental.”
(HOBSBAWM, Eric. A Era das Revoluções (1789-1848). Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1977, p. 52.)
Considerando que a Revolução Industrial não foi um evento acidental, e que a Inglaterra foi a pioneira nesse processo, assinale a afirmativa que apresenta fatores que favoreceram o pioneirismo inglês no processo:
a) Afirmação de uma monarquia absolutista; exploração colonial; matéria-prima disponível; exploração de mão de obra escrava e tráfico de escravizados.
b) Estabilidade política; acumulação de capitais; cercamento dos campos e oferta de mão de obra; matéria-prima disponível e existência de ricas minas de carvão e ferro.
c) Presença do despotismo esclarecido; afirmação das ideias iluministas; opção pela monarquia liberal e popularização do luteranismo durante a Reforma Protestante.
d) Desenvolvimento tecnológico e científico; invenção da máquina a vapor; valorização da terra; exploração do trabalho servil e acumulação de capitais.
RESPOSTA:
Letra B.
Nenhum comentário:
Postar um comentário